Bom, vamos falar um pouco de Petróleo
Não sei se todos vocês sabem, mais esse ano a OPEP esta fazendo 50 anos, o que faz o tema petróleo ser um dos temas mais comentados do ano.
Mais o que é OPEP ?
é uma organização composta por países que retêm as maiores reservas petrolíferas do mundo.
Qual o seu principal objetivo: Unificar a política petrolífera dos países membros, centralizando a administração da actividade, o que inclui um controle de preços e do volume de produção, estabelecendo pressões no mercado.
E o Brasil, qual a relação dele com a OPEP ?
Tudo questão de conhecimentos básicos de atualidades, o Brasil declarou encontrar uma reserva de petroleo, a tão falada “camada pré-sal”, que poderia levar o, mesmo, a ter uma das maiores reservas existentes no mundo.
Ainda é cedo para debater esse assunto, pois o Brasil não pertence ainda à OPEP, mais o governo prevê que em 2020 o país passará a fazer parte desse grupo.
Para integrar o cartel (OPEP), diz Al-Moneef, “o Brasil terá que acatar as regras da associação, que impõe, por exemplo, limites de exportação e preços aos associados.”
Mais o que é Pré-Sal ?
Reserva de petróleo a grandes profundidades se estende desde o Espírito Santo até Santa Catarina (800 km de extensão e 200 km de largura)
O Brasil hoje investe bastante na camada Pré-Sal como uma das suas maiores esperanças para a economia do Brasil.
Foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve. Na Bacia de Santos, por exemplo, o óleo já identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5º API, baixa acidez e baixo teor de enxofre. São características de um petróleo de alta qualidade e maior valor de mercado.
Hoje a camada pré-sal é uma das maiores apostas para que o Brasil se torne uma potencia mundial. Sendo um membro da OPEP o Brasil passa a arrecadar mais responsabilidade e mais respeito dentre os países que hoje compõe o G8.
Desafios do Pré-Sal
Pesquisa de material-> Ao ser perfurado, o sal pode exercer tensões e fechar os poços. Por isso é preciso criar um revestimento de aço, preenchido com cimento especial.
Ajuste de temperatura-> O petróleo sai da rocha muito quente e pode formar precipitações ao entrar nas linhas flexíveis que estão em contato com o mar gelado. (aquecimento das linhas).
Controle de fluxo-> Para evitar problemas no fluxo, técnicos pesquisam produtos químicos que inibam e dissolvam as precipitações além do aquecimento das linhas.
Muito ainda tem que se discutir sobre a camada pré-sal, mais pelo básico que podemos saber, é que ela é uma grande esperança para a economia Brasileira.
Bom meu conhecimento sobre Pré-sal é bastante grande, mais também não depende só de mim ;)
Vai lá , faz uma pesquisa, e tenta saber mais sobre o projeto.
Seus prós e contras
Espero ter ajudado ao menos um pouco ;D
Nenhum comentário:
Postar um comentário