quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Idade Média & Renascimento


Olá! Tudo beleza?
Pretendo ajudar vocês, assim como eu, que estão se preparando para o ENEM.
Vou começar falando sobre a “Idade Média: Feudalismo, Inquisição e Cruzadas” e o “Renascimento” , um dos temas do ENEM de 2009. Vou produzir um texto, não sei se é a melhor forma de se estudar, caso não dê certo, na próxima vez, tento bolar outra forma de estudo!

Idade Média: Feudalismo, Inquisição e Cruzadas

O Feudalismo foi implantado pelo enfraquecimento do poder real e pelo predomínio dos senhores feudais. É uma forma de governo baseada na posse da terra, onde o dono é o soberano.
Foi marcado pelo sistema de suserania (senhor feudal) e vassalagem (servo que vive sob a tutela do senhor feudal). O Feudalismo é o predomínio de uma aristocracia guerreira baseado num privilégio hereditário.
Contrato Feudal: essa concessão de um feudo realizava-se pela homenagem ou pela investidura. Onde na homenagem o vassalo devia auxiliar o suserano militarmente e financeiramente. Já na investidura, o suserano comprometia-se a garantir proteção, assistência econômica e justiça ao vassalo.

Agricultura Feudal: foi um sistema agrícola que permaneceu por toda Europa . Suas características são: mão- de -obra servil, agricultura comunal de campo aberto e a produção de subsistência, onde apenas uma pequena parcela que era vendida no mercado. O servo trabalhava nas terras do senhor três dias na semana ou então deveria entregar-lhe parte de sua colheita para o suserano.

Inquisição

Era a forma que a Igreja Católica conseguiu para segurar movimentos contrários às suas regras. A maneira que esta encontrou para extinguir os chamados hereges, fora a formação do Tribunal da Inquisição, onde nos casos mais graves os condenados eram entregues ao poder civil, que os condenavam a queimar nas fogueiras.

Cruzadas

Foram guerras de teor religioso, representando uma profunda unidade que, por cima das lutas entre reis e senhores, entre autoridades eclesiásticas (representantes da Igreja) e seculares, o que consagrou o cristianismo à civilização européia, durante a época feudal.
Teve um total de oito cruzadas, onde o insucesso surge devido à desorganização das expedições, por não haver um comando absoluto e os combatentes rivais eram colocados num mesmo batalhão.

Renascimento

Nos séculos XV & XVI, houve um conjunto de transformações literárias, artísticas e científicas que ocorreram na Europa, principalmente na Itália, esse período foi denominado Renascimento.
Todas essas mudanças resultaram também na mudança de pensamento “cristão”, onde o pensamento teocêntrico (Deus é o centro do Universo) foi abolido e substituído pelo pensamento Antropocêntrico (Homem é o centro do Universo). A educação recebeu uma visão mais ampla e isso deu espaço para que a natureza fosse fundamental na construção das idéias científicas.
 Houve o desenvolvimento do comércio, que devido ao enfraquecimento do feudalismo, graças a cruzadas, que enriqueceram as cidades italianas e aumentou o poderio e as ambições intelectuais da burguesia (os comerciantes que com o tempo foram enriquecendo).

Espero que esses textos ajudem-nos a estudar! Aqui é só uma base dos conteúdos querem saber mais sobre assunto visitem o site: “História do Mundo” (http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/) Bom estudo!!!!!!!!!
Se quiserem dar sugestões nos meus textos é só dar FOLLOW em @MaickLove1.
Abraçãooo/Beijãooo!



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

OPEP-Pré-Sal ( básico)

Bom, vamos falar um pouco de Petróleo
Não sei se todos vocês sabem, mais esse ano a OPEP esta fazendo 50 anos, o que faz o tema petróleo ser um dos temas mais comentados do ano.

Mais o que é OPEP ?
é uma organização composta por países que retêm as maiores reservas petrolíferas do mundo.
Qual o seu principal objetivo: Unificar a política petrolífera dos países membros, centralizando a administração da actividade, o que inclui um controle de preços e do volume de produção, estabelecendo pressões no mercado.
E o Brasil, qual a relação dele com a OPEP ?
Tudo questão de conhecimentos básicos de atualidades, o Brasil declarou encontrar uma reserva de petroleo, a tão falada “camada pré-sal”, que poderia levar o, mesmo, a ter uma das maiores reservas existentes no mundo.
Ainda é cedo para debater esse assunto, pois o Brasil não pertence ainda à OPEP, mais o governo prevê que em 2020 o país passará a fazer parte desse grupo.
Para integrar o cartel (OPEP), diz Al-Moneef, “o Brasil terá que acatar as regras da associação, que impõe, por exemplo, limites de exportação e preços aos associados.”
Mais o que é Pré-Sal ?
Reserva de petróleo a grandes profundidades se estende desde o Espírito Santo até Santa Catarina (800 km de extensão e 200 km de largura)
O Brasil hoje investe bastante na camada Pré-Sal como uma das suas maiores esperanças para a economia do Brasil.
Foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve. Na Bacia de Santos, por exemplo, o óleo já identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5º API, baixa acidez e baixo teor de enxofre. São características de um petróleo de alta qualidade e maior valor de mercado.
Hoje a camada pré-sal é uma das maiores apostas para que o Brasil se torne uma potencia mundial. Sendo um membro da OPEP o Brasil passa a arrecadar mais responsabilidade e mais respeito dentre os países que hoje compõe o G8.

Desafios do Pré-Sal
Pesquisa de material-> Ao ser perfurado, o sal pode exercer tensões e fechar os poços. Por isso é preciso criar um revestimento de aço, preenchido com cimento especial.
Ajuste de temperatura-> O petróleo sai da rocha muito quente e pode formar precipitações ao entrar nas linhas flexíveis que estão em contato com o mar gelado. (aquecimento das linhas).
Controle de fluxo->  Para evitar problemas no fluxo, técnicos pesquisam produtos químicos que inibam e dissolvam as precipitações além do aquecimento das linhas.





Muito ainda tem que se discutir sobre a camada pré-sal, mais pelo básico que podemos saber, é que ela é uma grande esperança para a economia Brasileira.


Bom meu conhecimento sobre Pré-sal é bastante grande, mais também não depende só de mim ;)
Vai lá , faz uma pesquisa, e tenta saber mais sobre o projeto.
Seus prós e contras
Espero ter ajudado ao menos um pouco ;D